Escolha uma Página

A escolha do material para revestir a escada depende da decoração e do tipo de material com que foi feita. Algumas escadas nem precisam de revestimento, como as de concreto ou aço inox. De qualquer forma, a escada é sempre um elemento significativo dentro dos ambientes, e seu acabamento merece atenção especial.

Em relação à ambientação, os degraus da escada podem ser uma continuação do piso inferior ou superior, gerando assim maior integração, ou então receber acabamento diferente, para ficar realmente destacada. Essa segunda opção costuma ficar melhor quando os pisos do andar de baixo e de cima são iguais, e a escada possui algum tipo de apelo visual em termos de design, justificando ser realçada.

10

Escadas de ferro vazadas, que são mais leves, podem receber placas de madeira para formar a parte de cima dos degraus, contrastando com a frieza do metal, e pintura com tinta esmalte na parte estrutural, por exemplo. A mesma placa pode ser de pedra, deixando o visual mais rústico, ou então de vidro, uma alternativa mais leve e diferenciada. Outra opção para escadas de ferro são os borrachões, que são bem eficientes em termos funcionais porém têm efeito estético mais simples.

Já escadas mais fechadas, de alvenaria, possuem mais opções de revestimento, e costumam ficar bem com essas mesmas placas na parte superior, um pouco maiores do que a profundidade de cada degrau, e pintura em tinta látex na estrutura, ou então com cerâmica, madeira ou porcelanato em todas as faces, ficando assim mais robustas e ao mesmo tempo mais discretas. O importante neste tipo de escada, que não tem os degraus vazados, é que exista algum tipo de proteção na frente de cada degrau, evitando manchas causadas pelo contato com a frente dos sapatos, que costumam encostar nessa parte.

Share This