Escolha uma Página

Remoção e eliminação de ferrugem
O ferro e o aço vão ganhando ferrugem quando são expostos à humidade, sofrendo uma corrosão gradual. A reacção química entre o o metal, o oxigénio do ar e a água ácida devido à sujidade e à poeira costumam ser a causa da ferrugem. Os metais como o ferro e o aço não enferrujam se forem protegidos deste tipo de  efeitos combinados entre o ar e a água. Se optarmos por algumas medidas preventivas podemos proteger os metais dessas agressões.

Reparação de zonas corroídas e orifícios

Quando a ferrugem já corroeu o metal, comece por retirar toda a ferrugem solta e as crostas de ferrugem. Preencha a concavidade com uma massa especial para o efeito à base de resina epoxídica. Este tipo de massa vai evitar a formação de ferrugem, pelo que não precisa de aplicar uma demão de subcapa. Tape um orifício pequeno com tela de fibra de vidro ou, se o orifício for maior, pode usar rede de liga de zinco distendida. Cole a rede ou a tela com uma pequena quantidade da massa atrás mencionada e depois preencha a cavidade com a massa aplicada sobre a rede. Ao aplicar uma camada desta massa, esta deve ficar ligeiramente mais alta do que a superfície metálica com que confina. Depois de a massa ter endurecido, lixe-a com papel de lixa humedecido antes de limpar e pinte a superfície.

Como eliminar a ferrugem

Elimine a ferrugem de imediato, mesmo que seja pouca, de modo a evitar que esta se alastre. Uma camada fina de ferrugem é facilmente eliminada  se esfregar a superfície do objecto  metálico em causa com uma lixa fina. No caso de uma quantidade de ferrugem ser maior, passe uma escova de arame (manual ou adaptada a um berbequim eléctrico) pela superfície enferrujada para retirar todas as crostas soltas. Deve proteger os olhos com óculos especiais durante esta tarefa. Depois de ter retirado todas crostas de ferrugem,deve aplicar em toda a superfície um líquido neutralizador da ferrugem, que transforma os resíduos de ferrugem numa camada negra inerte que pode receber uma demão de tinta para ferrugem como sub-capa e um acabamento com tinta de esmalte. Pode também utilizar tinta de galvanização a frio ou uma tinta de zinco. Estes produtos não só neutralizam os resíduos da ferrugem como também recobrem a superfície metálica com uma demão de subcapa prateada. Este tipo de tinta  também evita a formação de mais ferrugem. Depois de seca, esta primeira demão pode receber uma tinta de esmalte para exteriores. Uma outra opção consiste em usar uma tinta de esmalte anti ferrugem. Retire toda a ferrugem solta e em seguida aplique directamente a tinta de esmalte sobre a superfície metálica. Não precisa de aplicar qualquer primário ou subcapa. Tem de trabalhar bastante depressa, pois esta tinta anti ferrugem seca mais rapidamente do que uma tinta normal, principalmente quando está calor. Quando quiser eliminar a ferrugem de superfícies metálicas pintadas, tem  de primeiro retirar totalmente a tinta até deixar o metal a descoberto. Se deixar alguma ferrugem escondida por debaixo da tinta, ela irá alastrar-se rapidamente e a tinta irá começar a estalar. Em locais em que a ferrugem deixou manchas numa superfície, como, por exemplo, o estuque de um tecto, causada por uma infiltração, deve usar uma tinta  para a superfície manchada com uma subcapa impermeável à base de alumínio. Este produto irá isolar a mancha, impedindo que esta entre em contacto com uma nova pintura ou um papel de parede.

Como evitar a ferrugem

Deve pintar com urgência as superfícies de ferro ou aço que necessitem de uma nova pintura. Primeiro deve limpar a gordura com álcool puro e esperar um pouco até secar o metal. De seguida, dê uma pintura  com uma tinta  especial para metal e depois pinte com tinta de esmalte. A tinta protege o metal do contacto com o ar e a água. Retoque todos os riscos na pintura antes de o metal enferrujar. Deve proteger as superfícies metálicas que não podem ser pintadas. Por exemplo, as superfícies de ferramentas manuais devem ser preservadas com uma camada fina de óleo ou lubrificante. Faça isto regularmente para evitar que elas enferrugem. Coloque cristais de sílica-gel nos armários metálicos pequenos (não surtem grande eleito nos espaços grandes) para os proteger da humidade. Os cristais absorvem a humidade do ar, mas para manter a sua eficácia  têm de ser secos no forno de forma regular. Actualmente, muitas ferramentas manuais e aparelhos são feitos de materiais que não enferrujam, por exemplo, o ácido inoxidável ou uma liga de alumínio estão protegidos por cromagem ou outros revestimentos que evitam a formação de ferrugem.

Share This