O guarda-corpo (gradil ou balaustrada) é um item de extrema importância para a construção civil, pois se trata de um elemento de proteção para bordas de sacadas, escadas, rampas, mezaninos e passarelas.
Elemento essencial na hora de construir ou reformar seu imóvel, o guarda corpo deve ser instalado para garantir a segurança para pessoas que transitam em locais com desnível maior que 19cm.
1. Altura
A altura do guarda-corpo é definida entre o piso acabado e a parte superior do peitoril.
Para escadas internas, ou seja, dentro de locais fechados, a guarda deve ter até 92cm de altura.
Já em locais externos, ou seja, abertos, a altura da guarda deve ser de 1,05m até 12m de altura.
Tendo altura superior a 12m – em prédios, por exemplo – o guarda-corpo deve ter no mínimo 1,30m de altura.
No caso de parapeitos a altura mínima do guarda corpo deve ser de 1,10m, inclusive sobre mureta baixa (de até 20cm), considerando o parafusamento direto no piso.
Sobre mureta média (de até 80cm) é necessário que o guarda corpo tenha uma altura mínima de 90cm considerando o parafusamento em cima da mureta.
Em mureta alta (acima de 80cm) a altura mínima volta a ser de 1,10m considerando o parafusamento direto no piso.
Em locais abertos e com alta decoração como shoppings ou condomínios, é necessário atentar-se aos objetos próximos ao guarda corpo, como vasos e bancos por exemplo. Qualquer tipo de objeto que facilite a escalada para o guarda corpo, é necessário a consideração de 90cm de guarda corpo acima da superfície do objeto, para proteção de crianças.
2. Tubos
No caso de guarda corpos de ferro ou alumínio com tubos, a distância mínima entre barras deve ser de 11cm e máxima de 15cm, sendo que, em locais onde circulam crianças é proibido o uso de guarda corpos com tubos na horizontal, para evitar a escalação.
3. Ornamentos
No caso de escadas de ferro forjado e com ornamentos (ou ornatos) é necessário que estes tenham no mínimo 45cm de altura em relação ao solo para proteção.
4. Vidro
Em guarda-corpos de vidro este deve ser de segurança, ou seja, temperado ou laminado e não estilhaçável.
5. Fechamento
É necessária a restrição na face interna do guarda-corpo de todo e qualquer material que possa servir como degrau de escalação para crianças, como bancos ou vasos (etc).