O ferro é o material responsável por 95% da produção de metais no mundo todo, e está presente em nosso dia a dia através da construção civil, arquitetura e decoração.
Os principais produtos na área de construção civil que utilizam a opção da fabricação em ferro é a janela, porta, guarda corpo, escada, grade de proteção e portões.
Uma das maiores questões na hora de definir o ferro como o melhor material a ser utilizado é a corrosão. O ferro comum possui baixa resistência ao contato com a água, gerando a necessidade de manutenção recorrente no material.
É nesse ponto que entra o processo de galvanização.
O que é a galvanização?
A galvanização é um processo onde o ferro é revestido com uma camada de zinco para maior proteção contra a corrosão.
O zinco protege o ferro do contato com a umidade e serve como metal de sacrifício, ou seja, caso o material seja danificado e ferro exposto, o zinco é corroído primeiro.
Veja: Galvanização a Fogo ou Eletrolítica – 2 formas de galvanizar o ferro.
Quando devo escolher o ferro galvanizado?
O ferro galvanizado ganha destaque então, em projetos onde o ferro ficará exposto a condições climáticas, mas é preciso tomar muita atenção, pois ainda assim precisará de manutenção, principalmente se houver possibilidade de haver contato com condições ácidas.
O que muda nos dois casos, é que um material leva maior tempo para enferrujar que outro, poupando assim um número maior de manutenção.
Depois de galvanizado, o ferro passa a ter maior valor agregado, e é encontrado com valor até 30% maior do que o ferro comum, por isso é importante verificar a real necessidade de adquirir esse tipo de material.